“Ser Mulher” é uma campanha fotográfica com mulheres mastectomizadas, sobreviventes de cancro da mama (Hospital Pedro Hispano e IPO – Norte – Instituto Português de Oncologia do Porto) e, que evoca a consciencialização para o impacto da remoção da mama. O Jardim Botânico do Porto foi o pano de fundo deste projeto, dada a beleza envolvente pautada pela serenidade, feminilidade e fruição estética análoga à alma de Ser Mulher. A esta campanha aliaram-se as criações de estilistas portugueses como Gio Rodrigues, Katty Xiomara e a designer de jóias Carolina Curado.
Este projeto visa, numa primeira instância, sensibilizar a população para a relevância do cuidar da imagem por parte da mulher com cancro e quebrar o preconceito associado à aparência enquanto aspeto secundário e residual durante a vivência do cancro da mama. Pretende-se, retratar através da força da imagem visual a realidade da amputação de um órgão representativo da feminilidade da mulher. Consequentemente, pretendemos atribuir uma re-significação do corpo mastectomizado e dos padrões de beleza ocidentais pela aceitação da nova imagem corporal. A beleza percepcionada como um todo e não apenas uma parte.

Sem comentários:
Enviar um comentário
Agradeço todos os comentários e sugestões.
Helena Marques